A uniA chega ao Brasil

A uniA chega ao Brasil

Post do dia: 2018-09-23 14:36:06. Publicado por Márcia Suzuki Categoria: Notícias da uniA .

Por que tantas crianças “aprendem a ler” nas primeiras séries mas não conseguem ler textos um pouquinho mais complexos nas séries seguintes? Por que tanto analfabetismo funcional? Por que a leitura não vira hábito? Estudos mostram que a maioria das crianças e adolescentes não leem devido a deficiências no processo de alfabetização que causam atraso no processamento fonológico.  A alfabetização precisa ser sustentável para produzir leitores proficientes. Precisamos de uma Alfabetização para a Vida.

A uniA chega ao Brasil com um método intuitivo e revolucionário. Uniskript é o único método fônico que emprega os avanços científicos da psicolinguística e da fonologia para despertar a consciência fonêmica de forma lúdica, afetiva e duradoura. 

Nunca foi tão fácil ensinar a ler. Sabe aquele momento AHA, no qual a criança desvenda o código da língua escrita, e que faz brilhar os olhos de pais e professores? Pronto, o mistério está subitamente desfeito. Este click só acontece uma vez na vida, não importa qual seja o alfabeto aprendido ou o método usado. Naquele momento, a criança se apropria do princípio alfabético e está pronta para aprender qualquer sistema ortográfico. Com os alfabetos tradicionais, este click geralmente leva anos para acontecer.

Já que este click cognitivo acontece somente uma vez na vida, por que não despertá-lo de uma forma lúdica, instantânea e afetiva? 

UM MÉTODO CIENTÍFICO

Desenvolvido por linguistas e educadores da Universidade das Nações nos Estados Unidos, o método uniskript desperta esse momento AHA de forma intuitiva e natural, ao combinar movimentos articulatórios com ícones gráficos. Quando a ponta da língua sobe para fazer um t, por exemplo, esse som é representado por um triângulo, que se parece com a ponta da lingua. Se o ar ressoa na cavidade nasal, como no n,  dois pontinhos em cima do triângulo representam as narinas. E assim, quase que brincando, a criança vai aprendendo a associar sons com sinais gráficos congruentes, desvendando, a cada símbolo novo, o mistério da leitura. Devido a essa constante referência ao processo de produção dos sons no aparelho fonador, nosso método é comprovadamente eficiente no despertamento de uma consciência fonêmica instantânea e duradoura, que é fundamental para uma apropriação sustentável da leitura.  Crianças em diversos países têm sido beneficiadas pelo método uniskript, inclusive crianças com dislexia e autismo. Embarque nesta fascinante aventura educacional conosco. UniA - Alfabetização para a Vida.


Posts Relacionados

Infelizmente não encontramos nenhuma postagem...

Márcia Suzuki

Márcia Suzuki

Especializada na relação entre cognição, fala e alfabetização, Márcia realiza sua pesquisa de doutorado pela Universidade Aberta de Lisboa e trabalha em colaboração com o Departamento de Ciências Cognitivas da Universidade de Connecticut. Já palestrou para cientistas da alfabetização no Laboratório Haskins da Universidade Yale. Sua pesquisa investiga as implicações do sistema uniskript no combate ao analfabetismo. Márcia é uma cientista carioca radicada nos Estados Unidos e é a criadora do Método do Espelhinho. Linguista com cerca de 30 anos de experiência de campo com línguas indígenas da Amazônia, da Polinésia e da Ásia, Márcia é fluente em seis idiomas. É especialista em análise fonológica e em desenvolvimento de ortografias para línguas ágrafas, bem como em produção de literatura autóctone. Além disso, conta com extensa experiência em programas de alfabetização, desenvolvimento de currículo e treinamento de professores. Márcia já publicou vários artigos acadêmicos na área de linguística e de direitos humanos, e é uma das inventoras do sistema uniskript de alfabetização fônica multimodal. Fundadora da empresa americana de consultoria educacional Uniskript Alphabets, presta consultoria linguística em diversos projetos de alfabetização nos Estados Unidos, no Brasil e na Ásia. Ela acredita que com dedicação, criatividade e paixão podemos mudar o quadro de analfabetismo funcional no Brasil e no mundo. Atualmente Márcia vive em Phoenix nos Estados Unidos, com seu esposo, o também linguista e food artist Edson Suzuki, e com sua linda filha Kanani, que está sempre acompanhada do seu cão de serviço Oliver.

→ Veja o Perfil Completo

Categorias